2 de out. de 2009

FOLHA DE LONDRINA: Adiamento do ENEM altera plano de Estudantes

Adiamento do Enem altera plano de estudantes

Prova foi cancelada ontem por suspeitas de fraude; novo teste deve ser aplicado em 45 dias, mas ainda não tem data definida



Curitiba - Recém-formada em publicidade, Nicole Sourient, 22 anos, vai tenta voltar aos bancos escolares do curso de Design na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Neste ano, a instituição irá utilizar como seleção apenas a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O anúncio do adiamento das provas, que seriam aplicadas amanhã e domingo, caiu como um balde de água fria. ''Já tinha me planejado para fazer agora. Vamos ter que esperar mais de um mês'', reclama.

O cancelamento da prova do Enem foi motivado por suspeitas de fraude. Mais de 4 milhões de estudantes participariam da avaliação em todo o País. O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse ontem que uma nova prova já está pronta e o tempo para aplicação depende apenas da impressão das cópias, que deve demorar cerca de 45 dias.

A denúncia de fraude chegou ao ministério por uma denúncia do jornal O Estado de S. Paulo, que descreveu alguns itens que correspondiam ao conteúdo da prova. Segundo a reportagem, um homem teria procurado a redação, na tarde de anteontem, alegando ter duas das provas que seriam aplicadas no sábado. Em troca da informação, ele teria cobrado R$ 500 mil.

A Polícia Federal abriu ontem um inquérito em São Paulo para investigar o caso. ''É a primeira vez que uma prova do Enem é furtada'', garante Haddad, que pediu tranquilidade aos inscritos. ''Eles devem continuar estudando como se fossem fazer a prova nas próximas semanas.''

O cancelamento atrasará o processo seletivo para o próximo semestre na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A instituição é uma das universidades federais que decidiram adotar o exame como forma de ingresso em fase única, substituindo totalmente o vestibular tradicional.

Segundo o pró-reitor de graduação da instituição, Maurício Alves Mendes, o adiamento deve atrasar a divulgação do resultado dos aprovados e também das matrículas, que seriam realizadas a partir de 9 de janeiro.

''Essa é uma questão operacional que pode ocorrer com qualquer outro teste. Continuamos acreditando na credibilidade da prova'', disse Mendes. A instituição vai receber diretamente do Ministério da Educação (MEC) a listagem de notas dos candidatos.

De acordo com nota oficial divulgada pela UTFPR, a universidade foi contactada pela Secretaria de Educação Superior, do MEC, que manifestou a intenção de manter o cronograma da divulgação dos resultados e matrículas dentro do inicialmente previsto.

A estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Beatriz Zanelatto, 16, tem se preparado para o Enem há bastante tempo. Além das aulas regulares, passou diversos finais de semana na escola, assistindo ''aulões'' sobre o conteúdo da prova. A notícia que recebeu ontem sobre o adiamento do teste mudou os planos da jovem.

''Isso afeta um pouco o nosso psicológico. Agora a prova pode cair na mesma data que outros vestibulares e isso nos preocupa'', lamenta. Ela irá tentar uma das vagas do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A instituição vai aceitar que 10% da nota seja composta pelo resultado do Enem.

Em Londrina, o rebuliço também foi grande entre os estudantes, principalmente nas escolas públicas, já que muitos contavam com a nota do exame para disputar vaga em universidades federais e particulares no próximo ano.

Para o estudante Alex Fernandes Correa, 17 anos, do Colégio Estadual Hugo Simas, a prova ''ajuda o aluno a conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni'', declarou. Ariane da Cruz Ferreira, 17, e Natália Muniz, 17, concordaram com o amigo e lembraram que após as férias de julho e a paralisação das aulas em decorrência da pandemia de gripe A, os professores decidiram direcionar o estudo para os vestibulares e o próprio Enem. ''Tivemos até simulado'', citou Alex. (Colaborou Mariana Guerin, com agências)

Texto extraído do site da FOLHA DE LONDRINA
(http://www.bonde.com.br/folhadelondrina/?id_folha=2-1--703-20091002)

EQUIPE DA BIBLIOTECA "MONTEIRO LOBATO"
COLÉGIO ESTADUAL "NILO PEÇANHA" - E.F.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPINE AQUI.
OPINE TAMBÉM NO NOSSO TWITTER (http://twitter.com/bibnilopecanha) - É só iniciar o seu post com @bibnilopecanha .