11 de fev. de 2010

Nilo em Destaque - Volta as aulas




http://www.bonde.com.br/folha/folhad.php?id_folha=2-1--1647-20100209
09/02/2010
Volta às aulas com mais professores
Cé­sar Au­gus­to
Na Es­co­la Ni­lo Pe­ça­nha, uma ban­da de ­rock re­cep­cio­nou os alu­nos
Com quadro de professores quase completo em grande parte das escolas, a rede estadual de ensino voltou às aulas ontem. O retorno dos alunos foi em clima de tranquilidade. Em alguns colégios, turmas ficaram sem aula principalmente por causa do ajuste de horário dos docentes.

''Só está faltando um professor de Sociologia'', afirmou Albina Kawano, diretora da Escola Estadual Nilo Peçanha, na Vila Nova (Área Central), onde apenas uma turma ficou sem aula no período da manhã. Para dar as boas-vindas, a diretora apostou em uma programação original: convidou a banda de rock ''Test Drive'' para se apresentar na quadra do colégio.

A diretora aproveitou o período de férias para pintar a escola, renovar os ventiladores e instalar um bebedeuro que refrigera a água das torneiras. ''Cada aluno pode trazer a própria garrafinha e levar água para a sala. É mais ecológico e previne contra a Gripe A'', disse.

Na Escola Estadual José Carlos Pinotti, no conjunto Parigot de Souza (Zona Norte), uma turma de adolescentes também teve que ser dispensada por causa do ajuste de horário. ''Este ano a logística da distribuição de aulas está funcionando melhor. Está tranquilo perto dos anos anteriores'', opinaram a vice-diretora Katia Nascimento de Jesus e a pedagoga Simone Domanski, que ontem ''quebravam a cabeça'' para ajustar os horários dos professores às aulas disponíveis.

Recomendações

Em todo o Estado, cerca de 1,4 milhão de alunos e 62 mil professores voltaram às aulas nas 2.136 escolas da rede pública estadual. A assistente do Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE), Marlene de Melo, lembrou que, por recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o período das férias de inverno foi estendido, como forma de prevenção da gripe A, de 19 de julho a 15 de agosto.

Em virtude do calor, Marlene recomenda aos pais e professores cuidados redobrados para que os estudantes mantenham-se hidratados. ''Eles devem levar garrafinhas de água para a escola, além de optarem pelo uniforme de verão e se alimentarem com pratos mais leves'', disse. As escolas, de acordo com Marlene, precisam garantir ambientes arejados e ventilados.

Vestibular

Para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, 2010 será o último em que frequentarão as escolas estaduais. Para muitos deles, o período letivo é também de decisão sobre o vestibular e de adaptação ao primeiro emprego.

Aluna da escola Nilo Peçanha, Rafaela, 16, espera o chamado para um emprego como auxiliar de cabeleireira. ''Se der certo, no final do ano pretendo fazer vestibular para a faculdade de Estético-Cosmética'', contou ela, que já atuou na área e não acha complicado conciliar trabalho com estudos.

Daniela, 17, começou a trabalhar como secretária em uma clínica médica há um mês e também não vê problemas de adaptação. A adolescente, como a colega de escola, pretende fazer vestibular para Estético-Cosmética no fim do ano.

De olho em uma vaga no curso de Engenharia Civil, Gabriel, 16, prepara-se para um ano de muitos estudos. ''Estou animado. Esse ano não vai ter jeito, terei de ser dedicado à escola'', acredita.

Serviço

Orientações sobre o início do ano letivo nas escolas estaduais podem ser conseguidas no telefone 0800-416322.

Carolina Avansini
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPINE AQUI.
OPINE TAMBÉM NO NOSSO TWITTER (http://twitter.com/bibnilopecanha) - É só iniciar o seu post com @bibnilopecanha .