29 de dez. de 2010

Mudanças no Vestibular da UEL 2012

Olá Pessoal!

Já faz um tempo que a UEL planejava mudar o vestibular. Agora ela decidiu quais as mudanças e a partir de quando elas valerão.

A UEL anunciou em comunicado oficial mudanças nas disciplinas das provas de CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS e REDAÇÃO, ambas na 2ª fase.

A 1ª fase, ou CONHECIMENTOS GERAIS) continuará como é hoje, com 60 questões interdisciplinares e objetivas (alternativas).

Já no 1º dia da 2ª fase, continuará como é hoje as provas de LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA (20 questões objetivas) e LÍNGUA ESTRANGEIRA (10 questões objetivas → Inglês, Espanhol, Francês), mas a grande mudança vem na REDAÇÃO.

Atualmente, o aluno precisa escrever um texto Dissertativo (argumentativo ou expositivo), Carta ou Narração. O tema é escolhido entre os 3 fornecidos e o aluno deve escrever um texto de 20 a 25 linhas sobre o tema ou proposta escolhida.

A partir de 2012, o aluno terá que escrever sobre todas as propostas ou temas fornecidos pela banca, ou seja, o aluno terá de escrever os 2 a 4 gêneros textuais. Ao que tudo indica, a prova de redação se assemelhará com a da nossa vizinha, a UEM (Universidade Estadual de Maringá), onde eles pedem de 2 a 4 redações, podendo ser Carta, Relato, Notícia, Reportagem, Resposta, e mais outros 7 gêneros textuais.

Como o número de textos aumentou, para  que haja tempo de todos conseguirem terminar a prova, o número de linhas por redação reduzirá, ao que tudo indica, para textos com até 15 linhas.

O argumento utilizado pela UEL para esta mudança é devido a artificialidade dos textos, pois os textos dissertativos são escolhidos em larga escala devido a sua maior cobrança nos colégios e cursinhos, e eles não conseguiam mais "ver o aluno", pois o texto segue muitas regras e técnicas, e a Universidade quer um aluno crítico. Com essa mudança, eles passarão a ver realmente a capacidade deste aluno.

A maior mudança de todas, sem sombra de dúvidas, está no 2º dia de provas. Atualmente, a Prova de CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS é composta por 40 questões, sendo 20 questões de cada uma das disciplinas específicas escolhidas pelos colegiados dos cursos (Portugûes, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Filosofia, Sociologia, História da Arte).

Para o ano de 2012, a UEL anunciou que a prova terá 3 disciplinas específicas a serem escolhidas pelos colegiados dos cursos, e as provas contarão com 12 questões DISSERTATIVAS (onde as respostas devem ser escritas pelos alunos) para cada disciplina específica, podendo, cada questão, ter 2 afimações (ex: Questão 1 → a) ...  b) ... ).

Ao todo, serão 12 questões dissertativas no 2º dia. O tempo para a realização das provas permanecerá o mesmo. Portanto, conclui-se que o aluno terá aproximadamente 20 minutos para responder cada questão. A UEL alega que as provas dissertativas são tendências nos melhores vestibulares do Brasil, pois neste tipo de prova, a banca vê realmente o conhecimento do aluno, pois as provas objetivas, além do conhecimento, o aluno precisa de um pouco de sorte.

As específicas ainda não foram anunciadas, mas uma dica para quem quer se antecipar um pouco é estudar as provas de Redação da UEM e as questões dissertativas das 2ª fases da FUVEST (USP) e COMVEST (Unicamp).

Por enquanto, todos estão apreensivos quanto a esta mudança, pois não se tem nenhuma referência ou pista de como será esta prova. Agora resta aos alunos deixarem de lado por um instante as questões objetivas e aproveitar todas as oportunidades para treinar questões dissertativas, pois aquele aluno que sabe responder uma questão dissertativa, tira de letra uma questão objetiva.

BONS ESTUDOS A TODOS!
Gabriel Heckler Piedade
(Ex-aluno do "Nilo Peçanha")

EQUIPE DA BIBLIOTECA "MONTEIRO LOBATO"
COLÉGIO ESTADUAL "NILO PEÇANHA" - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Lista de Livros - UEL 2012

Houve um problema no Vestibular 2011 com o livro "Falso Mar, Falso Mundo" de Raquel de Queiroz, pois este não era encontrado à venda em nenhuma livraria ou sebo do Brasil.

Para o vestibular 2012, a UEL anuncia que o livro substituto será "As melhores crônicas de Raquel de Queiroz".

Veja a nota publicada no site:

(clique na imagem para ir à nota oficial)

EQUIPE DA BIBLIOTECA "MONTEIRO LOBATO"
COLÉGIO ESTADUAL "NILO PEÇANHA" - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO